Topo

Histórico

Blog do Dan Josua

Não espere o emagrecimento para começar a gostar de você mesmo

Dan Josua

25/04/2019 04h00

Crédito: iStock

"Quando eu emagrecer, vou poder gostar de mim mesmo." Essa é a promessa secreta, escondida na cabeça de milhares de pessoas que iniciam uma dieta: "Um quilograma a menos e eu serei digno de amor próprio".

O problema é que raras vezes essa profecia se realiza. Confesso que nunca vi uma promessa assim se sustentar. Mesmo nos momentos em que esse tipo de conquista deveria abrir o caminho para a auto-compaixão e o auto-cuidado, eles logo desaparecem, soterrados sob o peso da necessidade de uma nova conquista. 

Portanto, acho que essa lógica está completamente invertida. Para chegar a um emagrecimento que tenha alguma chance de se sustentar, é necessário que o início da estrada seja o auto-cuidado. Em outras palavras, é muito mais sensato tentar emagrecer PORQUE você se ama do que imaginar que esse amor estava apenas impedido pela gordura.

Emagrecer –e manter a perda da gordura — é extremamente difícil. Os efeitos da terapia para ajudar no combate à obesidade, por exemplo, trazem resultados pequenos para a manutenção do novo peso, ainda que eles sejam significativos. A luta contra a balança, eu diria, é uma batalha morro acima. 

Por isso fico tão angustiado quando percebo que alguém, ao iniciar uma dieta, dá a entender que vai passar a se apreciar apenas quando for magro. Afinal, o que essa fala denuncia é que, no mínimo, até a perda de peso se concretizar, essa pessoa vai se tratar com raiva e ressentimento. Como se não fosse digna de carinho porque está gorda.

Tratar a si mesmo como uma mula preguiçosa na tal batalha morro acima é tanto injusto quanto ineficaz. 

Injusto porque a perda de peso é, notoriamente, difícil por inúmeros fatores, desde os genéticos aos ambientais, conspirando para garantir que, nos dias de hoje, não seja tão fácil emagrecer de forma saudável. 

Ineficaz porque não somos mulas para sermos chicoteados até chegarmos ao nosso destino. E, mesmo que fossemos, até o animal mais cabeça dura, em algum momento, para de andar se a sua motivação é apenas na via das pauladas. Se educamos um bicho apenas com a vara, ele logo se cansa de nós e de nos obedecer. Não acho que ninguém queira produzir essa relação consigo mesmo…

Por isso, convido quem está lendo este texto e que deseja emagrecer a inverter essa lógica. Se você for, de fato, por esse caminho da dieta, comece a jornada se tratando bem. 

Faça exercícios físicos. Faça tudo isso porque você merece um corpo mais saudável e não porque você precisa disso para se amar. 

Comece hoje mesmo a treinar se olhar no espelho e se lembrar que, independentemente da forma que o encara de volta, ali tem uma pessoa inteira. Com sonhos e medos. E que merece, no momento presente, seja qual for o seu peso atual, de todo o seu carinho.

Depois disso, dê a essa pessoa que enxerga no espelho o melhor cuidado que ela poderia receber.

Sobre o autor

Dan Josua é psicólogo, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Fez especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP (Universidade de São Paulo) e tem formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute, nos Estados Unidos. Atua como pesquisador e professor no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento e dá cursos pelo Brasil afora ajudando a difundir a DBT pelo país.

Sobre o blog

É muita loucura por aí. Trânsito, mudanças climáticas, tensões em relacionamentos, violência urbana, maratona de séries intermináveis, spoilers em todos os cantos, obrigação de parecer feliz nas mídias sociais, emoções à flor da pele. O blog foi criado para ser um refúgio de tudo isso. Um momento de calma para você ver como a ciência do comportamento humano pode lhe ajudar a navegar no meio de tanta bagunça.

Blog do Dan Josua