Topo

Você controla sua vida, só precisa de uma ajuda para o primeiro passo

Dan Josua

27/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Não existe, na prática, diferença clara entre sintomas e doença mental. Mesmo assim, enquanto seres humanos afligidos por esse sofrimento, tentamos nos amparar nessa ideia. Porque ela permite um modelo lógico com o qual podemos nos identificar. Ele ajuda a tirar a nossa responsabilidade pela melhora –que tantas vezes parece tão distante e impossível. Esse modelo coloca a causa dentro de nós e deixa que possamos apenas esperar que algum remédio (ou mágica) a expurgue.

A realidade, entretanto, é mais complexa do que isso. Não existe nada para a gente se livrar. Claro, medicações ajudam no processo. Mas, em alguma medida, a mudança está em nossas mãos. A melhora, no final das contas, depende de termos as ferramentas para atuarmos de um modo diferente.

Para isso é preciso abandonar algumas muletas importantes. É necessário que você acredite que consegue controlar suas ações apesar da tristeza (ou a nossa ansiedade ou o que for).

Podemos resolver dar um abraço em um amigo, por mais que isso pareça uma possibilidade distante. Podemos aprender a voltar a correr, por mais que seja difícil sentir prazer nas primeiras passadas. Podemos discursar em público, mesmo quando o nosso peito exige que nos escondamos.

Há uma versão de nós mesmos, um "eu" dentro da nossa cabeça, que pode se responsabilizar por esses atos.

É preciso aprender como fazer para se levantar quando o peso do mundo parece estar nas nossas costas. Para isso, alguns remédios psiquiátricos podem ser até muito úteis – os famosos inibidores de recaptação seletiva de seretonina, ou antidepressivos, por exemplo. Terapia também é uma ferramenta importante para isso. Mas, seja como for, mesmo que exista uma responsabilidade gigante nisso, também há uma magnífica liberdade: eu posso escolher como viver o dia de amanhã.

Basta –e acho que esse frequentemente é o papel (gigante) do bom terapeuta — aprender como.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você controla sua vida, só precisa de uma ajuda para o primeiro passo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Dan Josua é psicólogo, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Fez especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP (Universidade de São Paulo) e tem formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute, nos Estados Unidos. Atua como pesquisador e professor no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento e dá cursos pelo Brasil afora ajudando a difundir a DBT pelo país.

Sobre o blog

É muita loucura por aí. Trânsito, mudanças climáticas, tensões em relacionamentos, violência urbana, maratona de séries intermináveis, spoilers em todos os cantos, obrigação de parecer feliz nas mídias sociais, emoções à flor da pele. O blog foi criado para ser um refúgio de tudo isso. Um momento de calma para você ver como a ciência do comportamento humano pode lhe ajudar a navegar no meio de tanta bagunça.

Mais Posts