Topo

Histórico

Blog do Dan Josua

Anda indisposto? Aprenda um pequeno exercício para mexer com essa sensação

Dan Josua

30/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Às vezes, a gente sente que está tudo fora do nosso controle. Que nossa vida é um rio e que estamos apenas sendo levados pela correnteza. Raramente temos essa sensação em bons dias –quando as águas estão nos levando para melhores locais. Enquanto somos arrastados, frequentemente perdemos de vista o que de fato podemos fazer, aqui e agora, para tomar conta, um pouco, de nossas vidas.

Proponho um pequeno experimento: se largue na cadeira ou onde você estiver sentado. Deixe o seu corpo escorregar até que a sua cabeça esteja apoiada no encosto. Estique os pés e solte os seus braços de lado até parecer que você é uma geleia humana se esparramando.

Fique alguns instantes nessa posição.

Agora, tente perceber como está o seu ânimo, a sua disposição. Observe os pensamentos que passam pela sua cabeça e veja como aqueles ligados à sensação de preguiça parecem falar alto. Ou seja, note o quanto a vontade de ficar largado e de não se mexer muito aumentou.

Ótimo.

Comece a se erguer aos poucos. Procure se colocar na postura que você adotaria caso estivesse sendo filmado lendo o texto mais interessante de todos os tempos. Endireite a sua coluna e se aproxime da tela. Leia com vigor. E fique nessa postura e nessa atuação por mais alguns instantes.

Tente notar, mais uma vez, como está a sua disposição. Como estão seus pensamentos de preguiça e a sensação de que você é capaz de se mexer. Essas sensações mudaram de uma postura para outra?

Para muitas pessoas, a diferença é marcante. Mesmo por meio de um exercício tão simples, elas já conseguem sentir como o que elas têm controle de mexer no aqui-agora –no caso, o próprio corpo — é capaz de mudar a sua disposição.

Trata-se de um lembrete importante de que somos mais do que uma casa para a nossa mente. Temos um corpo e podemos, a qualquer momento, fazer uma pequena coisa que nos faça bem.

Sobre o autor

Dan Josua é psicólogo, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Fez especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP (Universidade de São Paulo) e tem formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute, nos Estados Unidos. Atua como pesquisador e professor no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento e dá cursos pelo Brasil afora ajudando a difundir a DBT pelo país.

Sobre o blog

É muita loucura por aí. Trânsito, mudanças climáticas, tensões em relacionamentos, violência urbana, maratona de séries intermináveis, spoilers em todos os cantos, obrigação de parecer feliz nas mídias sociais, emoções à flor da pele. O blog foi criado para ser um refúgio de tudo isso. Um momento de calma para você ver como a ciência do comportamento humano pode lhe ajudar a navegar no meio de tanta bagunça.

Blog do Dan Josua